quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cerâmicas de Santiago do Cacém

A cerâmica e a azulejaria são talvez as artes mais desenvolvidas em Santiago do Cacém. Existem vários artesãos, espalhados por todo o concelho, que se dedicam exclusivamente a esta profissão.
Vila Nova de Santo André é o local onde se concentra a maior parte das oficinas e se desenvolvem diversas acções de formação profissional. Na Casa do Artesão (Santo André), José Martins Sustelo executa, com toda a minúcia e destreza, reproduções de temas clássicos da azulejaria antiga, trabalho que faz com muito gosto e dedicação. Sua esposa Isilda (Cerâmicas do Azinhal), dedica-se também às artes do fogo, pintando todo o tipo de louça utilitária com os mais diversos padrões decorativos.
Participam ambos em muitos certames nacionais e internacionais divulgando, para além dos seus trabalhos, o município de Santiago do Cacém. Paula Ramos (Oficina Al Zulej – Santo André), pintora ceramista de profissão, passa os seus dias entre os azulejos e as peças de cerâmica, satisfazendo um gosto e procurando a satisfação pessoal que acha necessário encontrar. Na azulejaria, pinta o Alentejo , o quotidiano e, por vezes, a crítica social. Inventou uma técnica que apelida de «escariado» baseada na técnica da corda seca.
Esta artesã dedica grande parte do tempo à formação profissional e participa em diversas exposições por todo o País. As peças de barro, azulejaria e cerâmica moldadas e pintadas pelas mãos de Adília Alves (Artibarro – Santo André), adquirem sentido e «vida». Uma vida cheia de simbolismos que identificam e caracterizam a região alentejana. Os seus trabalhos ilustram fundamentalmente as igrejas, os moinhos, o monte e outros elementos da paisagem, que transpõe, quer para a louça utilitária e azulejaria, quer para a olaria artística. Também a paisagem humana e suas tradições são temas fundamentais nas peças que executa.

Sem comentários: